Belo Monte: você é a favor ou contra?

CMB-Belo-Monte

Uma matéria da revista Superinteressante abordou as vantagens e desvantagens de Belo Monte, uma usina que deve fornecer eletricidade para 60 milhões de pessoas, ‘encravada’ NA Floresta Amazônica. Veja um resumo da matéria e depois tire suas conclusões.

Opiniões contra:

Dilúvio para o mundo animal: uma área equivalente a 90 mil campos de futebol, e que hoje abriga 440 espécies de aves e 259 de mamíferos, vai pra baixo d’água.

Sociedade caótica: realocação de mais e quase seis mil famílias e novos imigrantes que vão ocupar as áreas influenciadas, e ainda, tendo obras de saneamento atrasadas.

Canal de Desmatamento: um canal com 130 m de espessura e 20 km de extensão será construído para o lago da usina.

Brasileiros mais que brasileiros: índios que habitam a região e vivem da pesca podem sofrer com rios que venham a ter seus volumes de água reduzidos ou, até mesmo, cheguem a secar.

Opiniões a favor:

Energia mais em conta: 19 termelétricas, 17 usinas como Angra dos Reis, 3.700 torres de energia eólica e quase 50 milhões de placas de energia solar. Seria necessário tudo isso para igualar à produção que a usina promete.

Energia para o PIB: quanto mais energia, mais forte torna-se o motor que faz o país produzir suas riquezas.

Desenvolvimento regional: a região da usina irá se desenvolver e enriquecer graças às inúmeras oportunidades que vão surgir.

Percentual considerável: a capacidade e 42% de produção é normal devido as estiagens, e ainda assim, mais eficiente do que em outros países.

E a sua opinião? Qual é?

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...

0 Comments

Leave a reply

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

*