Jardim Botânico de Londrina

Um dos maiores empreendimentos ambientais da região. Financiado pelo Governo Estadual através da Secretaria Estadual do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, tem a missão de promover o ensino, pesquisa e extensão permitindo também a recuperação de áreas degradadas e conservação à porção de mata existente em seu perímetro. Promoverá encontros científicos, intercâmbio profissional e a valorização imobiliária e ambiental do seu entorno. Neste momento, encontra-se em fase de obras estruturais (acesso de entrada, acessos internos, lagos e trilhas).

CENÁRIO

Com o objetivo de obter a Licença de Instalação (LI) junto ao IAP, foram contratados os trabalhos para a elaboração do seu Plano de Controle Ambiental (PCA), no qual inicialmente foi realizado o diagnóstico dos meios físico, biótico e socioeconômico. Posteriormente, foram levantados e avaliados os seus impactos ambientais e propostos programas e medidas mitigadoras. Neste caso, os dados ambientais são inéditos, que juntamente com as cartas temáticas, deram importante contribuição ao conhecimento científico do local.

No projeto original, eram propostas trilhas e ciclovias que penetravam no interior da mata preservada existente.

SOLUÇÃO

Foram diagnosticados fortes impactos ambientais pela fragmentação da vegetação, com vulnerabilização da fauna; indução e potencialização de efeito de borda; além de exigir grande infraestrutura de manutenção e segurança. A partir da análise do PCA elaborado e das argumentações, o IAP/ERLON concorda com a inviabilidade ambiental das trilhas e ciclovias no interior da mata, acatando os estudos da equipe técnica da CMB.

FOTOS DO PROJETO

[nggallery id=1]