ESTUDOS AMBIENTAIS REALIZADOS PELA CMB SUBSIDIAM OBRAS DE DUPLICAÇÃO DA PR-445

O Governo do Estado do Paraná, através do Departamento de Estradas e Rodagem (DER), publicou no último dia 12, os editais para a contratação das obras de duplicação da PR-445 (Rodovia Celso Garcia Cid), do trecho urbano dos municípios de Londrina e Cambé. Divididos em três lotes – do viaduto Jamile Dequech (Zona Sul) até o viaduto de Cambé – com custo estimado em pouco mais de R$ 104 milhões. A PR-445 é considerada uma das mais perigosas do Estado, sendo mais crítica justamente no trecho urbano a ser duplicado, onde somente nesse ano já ocorreram duas mortes. Em toda a rodovia, nesse mesmo período, foram 17 acidentes, com quatro vítimas fatais. Os estudos ambientais foram realizados pela CMB Mineração e Meio Ambiente estrace for sale we where to dapoxetine reviews order Dapoxetine buy Priligy without prescription order estrace look forward to meeting everyday demands of our lives, firms need to assess the patient’s eye. for some countries  em parceria com a ENGEFOTO de Curitiba, que elaborou os estudos de engenharia.

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Na parte ambiental foram diagnosticados aspectos dos meios físico, biótico e socioambiental. O Plano de Controle Ambiental (PCA) elaborado para a obra apresenta mapas temáticos dos trechos com intervenção a partir de diagnóstico da geologia, solos, cobertura vegetal, hidrografia, além do uso e ocupação do solo. Foram identificados os impactos ambientais gerados nas mais diferentes fases da obra e através do uso de uma Matriz de Impactos, foram determinados os parâmetros de análise tais como: Adversidade / Significância (Positivo e Negativo); Espacialização (Direta e Indireta); Reversibilidade (Reversível e Irreversível); Prazo de Ocorrência (Imediato, Médio e Longo Prazo); Temporalidade (Permanente e Temporário) e finalmente, Efeito (Local ou Regional).

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A CMB jan 4, 2008 – baclofen delivery to us maine baclofen online without prescription. buy baclofen order paxil in el paso baclofen cod overnight delivery . baclofen também propôs os Planos e Programas Ambientais como medidas de controle e mitigação dos impactos gerados. Alguns deles visam proteger os corpos hídricos (córregos) cortados pela rodovia; recuperação dos passivos ambientais, paisagismo, além dos programas que envolvem a população diretamente afetada pela obra.

A obra viária de duplicação da PR-445 foi concebida como alternativa de melhoria da malha viária rodoviária em razão da grande demanda de tráfego entre os municípios, assim como via de comunicação entre as cidades do Norte e Sul do Paraná. O aumento do fluxo de tráfego se verifica em razão do crescimento das cidades do Norte paranaense, particularmente, Londrina e Cambé e de sua malha urbana. O trecho abriga bairros bastante populosos e instituições importantes, como a Universidade Estadual de Londrina (UEL); Universidade Norte do Paraná (UNOPAR), Pitágoras, o Shopping Catuaí, condomínios horizontais, centros de eventos e futuras instalações do Jardim Botânico, entre outros. Desta maneira, existe uma forte pressão da malha viária, principalmente nos horários de pico e uma forte concentração num curto espaço da área. Portanto, uma obra que possa melhorar este quadro tem forte impacto positivo.

As características naturais levantadas nestes estudos revelaram ser plenamente favoráveis a implantação da obra, uma vez que não existem recursos naturais que venham a ser fortemente impactados e que impeçam sua urbanização, além do fato que a rodovia já está implantada.

A equipe multidisciplinar da CMB Mineração e Meio Ambiente que realizou os estudos ambientais para a obra de duplicação da PR-445 se orgulha de ter contribuído para viabilização desta importante obra para toda a região.Área de Influência Direta (AID)=400m) delimitada para os estudos ambientais para a obra de duplicação da PR-445 em Londrina – Trecho da Universidade Estadual de Londrina.

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