FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
A Mineração do Século XXI - Desejo ou Realidade?
A Mineração do Século XXI - Desejo ou Realidade?
09 jun 2023 - Por Cleuber Mores Brito
A Mineração do Século XXI - Desejo ou Realidade?

Ao contrário do que muitos pensam, a mineração é hoje um setor que além da sua importância estratégica, econômica, social, ambiental, tem incorporado grandes avanços tecnológicos, boas práticas operacionais, controle e inovações tecnológicas.

Globalizada nas suas operações e inserida no mercado financeiro de commodities, os produtos minerais funcionam como matéria-prima, produzidos em larga escala, possuem qualidade e características uniformes, e garantem os insumos para toda a cadeia produtiva. O que seria do mundo sem a mineração?

Assim como em muitos outros setores, apesar dos seus benefícios de geração de emprego, renda e tributos, a mineração sofre as pressões da comunidade internacional para o controle e mitigação dos seus impactos ambientais, que neste caso, são da sua própria natureza – desmatamento, alteração de paisagem, contaminação de recursos hídricos, ruídos, poluição atmosférica, acidentes de trabalho e as repercussões sociais – principalmente, quando mal operadas.

Em outros casos, movimentam cidades, estados, regiões com sua força econômica, sua capilaridade e trazem melhorias fundamentais para as populações direta ou indiretamente afetadas.

Bons exemplos foram vistos em viagem técnica aos estados americanos do Texas e Arizona, nos Estados Unidos, realizada com o objetivo de conhecer o funcionamento de mineradoras de cobre, molibdênio e ouro, com altíssimo grau de maturidade operacional e investimentos em pesquisa, tecnologia, controle ambiental, saúde e segurança no trabalho.

Produzindo desde os anos de 1873, a mina de Morenci, Arizona, pertencente a Freeport-McMoRan Copper & Gold Inc., sediada em Phoenix, é o maior produtor mundial de cobre negociados publicamente, a maior mineradora de cobre dos EUA e a quinta do mundo em valor de mercado. A FCX produziu 1,44 milhões de toneladas métricas de cobre refinado em 2010, igual a 9% do total mundial e gerou mais de US$ 1,1 bilhão de benefícios econômicos ao estado do Arizona em 2021. Fonte: https://www.fcx.com/operations/north-america.

Apesar de ser uma mineradora de porte grande, as práticas operacionais implantadas e que fazem parte da cultura da empresa, podem ser replicadas para qualquer porte de empreendimento.

Aqui no Brasil, mesmo as pequenas e médias mineradoras, podem e devem introduzir as boas práticas e os controle ambientais, pois além do atendimento as conformidades legais, reduzem possíveis conflitos sociais e garantem alinhamento aos princípios da sustentabilidade.

A CMB Consultoria tem programas de melhorias operacionais e ambientais para as mineradoras, atendendo todo o Brasil, fazendo do desejo de fazer uma mineração mais sustentável uma realidade.

Entre em contato e nós te ajudaremos!

Agradecimentos a Freeport-McMoRan Copper & Gold Inc./mina de Morenci, Arizona, pela oportunidade de conhecer suas instalações.