FALE CONOSCO PELO WHATSAPP
Soluções Baseadas na Natureza (SbN) aplicadas a loteamentos
Soluções Baseadas na Natureza (SbN) aplicadas a loteamentos
03 nov 2022 - Por Edilene Sarge Figueiredo, arquiteta e urbanista
Soluções Baseadas na Natureza (SbN) aplicadas a loteamentos

As cidades crescem territorialmente por meio da modalidade de parcelamento do solo e o loteamento é um dos instrumentos da expansão territorial urbana. Planejar e projetar um loteamento em atendimento as questões sociais, econômicas e ambientais, se torna fundamental para o futuro das cidades e para a conservação do planeta.

Soluções Baseadas na Natureza (SbN) - Nature Based Solutions -, é uma expressão cunhada pela maior organização internacional dedicada à conservação dos recursos naturais - a União Internacional para Conservação da Natureza (IUCN). São técnicas de design que favorecem os processos ocorridos na natureza, especialmente aqueles relacionados ao ciclo hidrológico, detenção, infiltração, filtragem, evaporação e evapotranspiração das águas, como forma de mitigar os eventos de picos de cheias e inundações. São soluções utilizadas para o favorecimento desses processos em ecossistemas modificados ou paisagens artificiais e para conservação ou a reabilitação de sítios naturais, drama hoje enfrentado pela maioria das cidades.

A aplicação de infraestrutura verde, uma das técnicas SbN, tem como base duas importantes abordagens publicadas ao longo dos últimos anos. A ideia é substituir as intervenções humanas poluidoras ou ecologicamente agressivas por práticas sustentáveis, inspiradas em ecossistemas saudáveis e que sirvam para enfrentar desafios urgentes.

São algumas tipologias de infraestrutura verde que podem ser aplicadas em loteamentos: alagados construídos (wetlands), biovaletas, jardins de chuva, canteiros pluviais, intersecção viária, lagoas pluviais ou bacias de retenção/biorretenção, lagoas secas (bacias de detenção), tetos e paredes verdes, pavimentos porosos e drenantes, ruas verdes, vias de uso múltiplo (ruas completas), corredores verdes (greenways), entre outros.

Você loteador que se interessou neste assunto, a CMB Consultoria realiza os estudos e projetos ambientais para regularização do seu loteamento, assim como também projetos urbanísticos que se adaptam as Soluções Baseadas na Natureza (SbN). Entre em contato conosco!